O Corpo de Bombeiros segue tentando debelar, nesta quinta-feira (26), o incêndio florestal na região de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, norte da Bahia, que começou em 9 de agosto. Na terça-feira (24), a corporação informou que parte dos focos foi controlada, contudo as chamas seguem em outros locais.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 25 profissionais da corporação, com auxílio de quatro aeronaves modelo Air Tractors, estão combatendo os incêndios na região. No Distrito de Peixe, cidade de Campo Alegre de Lourdes, brigadistas locais e de municípios vizinhos, além de nove bombeiros do Piauí estão dando apoio no combate.
Os bombeiros utilizam equipamentos como mochilas costais, pás, inchadas e foices para debelar os incêndios. Aceiros também estão sendo construídos, para evitar que as chamas se alastrem.
A estimativa é de que ao menos dois mil hectares de vegetação tenham sido atingidos na região. Além da vegetação queimada, muitos animais acabaram mortos.
Na quarta-feira (25), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informou que o estado da Bahia concentra 25% dos casos de incêndio em vegetação, ocorridos em 2021, em toda a região Nordeste do Brasil.
As chamas começaram no dia 9 de agosto, em localidades de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes. Moradores relataram que o fogo está destruindo parte da fauna nativa. Cinco caititus (espécie de porco-do-mato) foram encontrados mortos. (G1)