Os governos do Brasil e do Japão fecharam acordo para permitir a isenção de visto para cidadãos dos dois países em viagens com duração de até 90 dias. A medida anunciada pelo Itamaraty, nesta quarta-feira (9), começa a vigorar a partir de 30 de setembro. Os turistas brasileiros e japoneses poderão visitar o Japão e o Brasil sem a necessidade de obtenção de vistos.
O governo brasileiro anunciou, no primeiro semestre deste ano, que iria retomar a exigência de vistos de turistas do Japão, dos Estados Unidos, da Austrália e do Canadá, a partir de 1º de outubro. A medida só não entraria em vigor caso os países garantissem a reciprocidade, ou seja, que os cidadãos brasileiros também fossem contemplados.
Negociação – Em abril, os governos brasileiro e japonês estavam negociando a retomada da isenção de vistos. No mês seguinte, durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Japão, o primeiro-ministro Fumio Kishida anunciou que o país iniciaria os procedimentos para colocar a medida em prática.
Com a movimentação do país, o governo brasileiro se mobilizou para adotar medida semelhante, com base no princípio da reciprocidade. Historicamente, o Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita, sem reciprocidade, a outras nações.