Brasil e Portugal assinaram, nesta quarta-feira (19), um total de 19 acordos bilaterais em áreas estratégicas como saúde, segurança pública, turismo e tecnologia.
As parcerias foram oficializadas durante a 14ª Cimeira Brasil-Portugal, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do primeiro-ministro português, Luís Montenegro.
Durante o evento, Lula ressaltou a importância do intercâmbio entre os dois países e destacou que a relação tem se tornado mais diversificada. O presidente também mencionou que o Acordo Mercosul-União Europeia poderá fortalecer ainda mais essa parceria, promovendo o aumento dos investimentos e da cooperação em diversas áreas.
- "Quem deve responder é o povo", diz Sinho ao elogiar cobertura do Voz da Bahia e comentar estrutura do São João de SAJ
- Nego Di é condenado a mais de 14 anos de prisão por estelionato, lavagem de dinheiro e uso de documento falso
- Paulo Câmara exalta a família, critica regulação e reforça aliança com ACM Neto durante São João de SAJ
Entre os principais atos assinados, destacam-se o acordo para combate ao crime organizado e ao terrorismo, a cooperação na área da saúde para prevenção da obesidade, além de iniciativas para desenvolvimento de portos e aeroportos.
Também foram firmados compromissos para incentivar o turismo, facilitar o comércio de produtos vitivinícolas e promover avanços tecnológicos.
As parcerias firmadas reforçam o compromisso entre Brasil e Portugal em fortalecer a cooperação internacional e ampliar os benefícios mútuos. A expectativa é que esses acordos impulsionem setores estratégicos e tragam avanços significativos para ambas as nações.





