A primeira aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com ajuda humanitária destinada às vítimas dos terremotos na Venezuela pousou na noite de sexta-feira (26) na Base Aérea El Libertador, em Maracay. A missão foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e integra o esforço internacional para apoiar as operações de resgate e assistência à população atingida.
O avião KC-390 Millennium transportou médicos, bombeiros militares, especialistas da Defesa Civil, cães farejadores, técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além de equipamentos e suprimentos para atender as regiões mais afetadas pelos abalos sísmicos.
A operação é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, com apoio do Esquadrão Zeus, unidade da FAB especializada em missões humanitárias e transporte de tropas.
O governo brasileiro também confirmou o envio de uma segunda aeronave neste sábado (27). O voo levará equipamentos para instalação de um hospital de campanha, medicamentos, materiais cirúrgicos e 100 purificadores de água movidos a energia solar, que serão utilizados para ampliar o atendimento às vítimas.
Os terremotos atingiram a costa norte da Venezuela na última quarta-feira (24), com magnitudes de 7,2 e 7,5 registradas em um intervalo inferior a um minuto. Os tremores provocaram o desabamento de prédios, destruíram parte da infraestrutura do país e já são considerados os mais fortes registrados na região em mais de um século.
Segundo o balanço mais recente das autoridades venezuelanas, a tragédia deixou pelo menos 920 mortos, mais de 1.400 feridos e milhares de desabrigados. Entre as vítimas estão dois brasileiros. As equipes de resgate continuam as buscas por sobreviventes enquanto diversos países reforçam o envio de ajuda humanitária.





