Brasil exporta mais de 1 bilhão de dólares em frutas pela primeira vez

reprodução

Em 2021, o Brasil exportou, pela primeira vez, mais de 1 bilhão de dólares em frutas, os dados são da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). O volume de embarques cresceu 18% em relação ao ano anterior, para 1,2 milhões de toneladas, e o faturamento subiu 20%.

De acordo com a Abrafrutas, a valorização do dólar e do euro em relação ao real deu impulso aos embarques do setor. Além disso, a busca dos consumidores por alimentos mais saudáveis para reforçarem sua imunidade, também foi um fator decisivo para ampliar a demanda pelo alimento tanto no mercado interno, quanto no externo.

A manga liderou as exportações com 272,5 mil toneladas. No entanto, o maior crescimento de embarques foi o da maçã com 99 mil toneladas. Em termos proporcionais, o maior crescimento nos embarques ocorreu na maçã: o volume de exportações aumentou 58%, totalizando 99 mil toneladas. A Europa, que compra 70% das frutas que o Brasil vende ao mercado externo, continua a ser o principal destino das exportações do segmento. (BNews)