Brasil: produção de trigo pode registrar recorde de 10,4 milhões de toneladas

A produção de trigo do Brasil pode registrar 10,42 milhões de toneladas no ciclo atual, um avanço de 34,5% em comparação com a temporada anterior e um novo recorde, segundo estimou nesta sexta-feira (15) a consultoria Safras & Mercado. As informações são da Reuters.

Na última pesquisa, a consultoria projetou 10,8 milhões de toneladas para o cereal de inverno, no entanto, algumas áreas do Paraná perderam espaço para o milho segunda safra, afirmou o analista Elcio Bento durante evento online.

Segundo a consultoria, a área plantada com trigo deve totalizar 3,18 milhões de hectares, o que corresponde a um crescimento de 16,6% no comparativo anual, o maior patamar desde 1990.

“Os fatores que estão por trás disso são os preços do trigo muito bons e, mais recentemente, preços internacionais atrativos. Isso trouxe novamente o produtor ao mercado de trigo”, disse o especialista.

Para o especialista, a área só não será maior no Paraná porque a soja foi colhida mais cedo com quebra expressiva no Estado, o que possibilitou o plantio do milho safrinha mais cedo também.

Ou seja, a área paranaense de trigo deve fechar em 1,15 milhão de hectares. Ante 2021, apresenta uma queda de 5%. (bahia.ba)

google news