O Brasil é o país da América Latina com as melhores universidades avaliadas entre as 50 melhores do mundo em cursos de graduação. No Brasil, foram avaliadas 309 graduações de 28 universidades. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (10) pela Quacquarelli Symonds (QS) World 2024.
Odontologia foi o curso que mais se destacou entre as áreas avaliadas, com quatro universidades brasileiras entre as 50 melhores. A graduação da USP é a mais bem avaliada, em 13º lugar. Seguida pela Unicamp, em 23º lugar, da Unesp, em 36º, e da UFRJ, em 50º.
Outro curso que ficou em evidência no ranking foi engenharia de petróleo. Foram três colocações entre as 50 melhores: Unicamp, em 22º lugar, seguida pela USP, em 24º, e a UFRJ, na 42º colocação.
O ranking global é liderado pela Universidade de Harvard ficando em primeiro lugar em 19 cursos, seguida pelo MIT, que lidera 11. Para a classificação, a QS avalia as instituições por meio de oito indicadores: reputação acadêmica, reputação de empregabilidade, proporção de professores por aluno, corpo docente com PhD, rede internacional de pesquisa, citação por artigo, artigos por instituição e alcance na internet.
Fonte: Metro1