A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira deu início à construção coletiva do Plano Municipal de Educação Antirracista. Interessados em participar com sugestões e demais contribuições precisam preencher o formulário até o dia 31 de março.
O secretário de Educação Roberto Franco pontua que Cachoeira é uma cidade em que mais de 80% da população se declara negro ou pardo. Ele afirma que a ideia é que a pauta antirracista seja trabalhada desde a escola.
“O corpo pedagógico da Secretaria de Educação entende que essa abordagem começa desde a educação infantil”, disse. Ele lembra que a atual prefeita, Eliana Gonzaga, é a primeira negra gestora do município e, segundo Roberto, apoiou a construção do plano, lançado em novembro de 2021, durante as comemorações do Novembro Negro.
“Acreditamos que uma educação emancipadora, antirracista e democrática se faz com a participação de todos”, afirmou o secretário.
A prefeita, por sua vez, afirma que o município sai na frente no assunto e o Plano vai promover uma educação com equidade.
“Este Plano Municipal de Educação Antirracista, que estamos construindo coletivamente, é fundamental para Cachoeira, uma cidade majoritariamente negra e de cultura afrodescendente potente”.
“Com este Plano, vamos devolver o sorriso de nossas crianças negras; com este plano, vamos elevar a autoestima de nossos adolescentes; com este plano vamos protagonizar os jovens e adultos da rede Municipal”, afirmou Eliana.
O projeto foi inspirado na Lei nº 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”.
Segundo a prefeitura, ele será aplicado de forma transversal no currículo da Rede Municipal de Ensino. (A Tarde)