Caixão do papa Francisco será fechado na tarde de sexta (24); veja como funciona o ritual

Papa Francisco será sepultado no sábado após três dias de velório no VaticanoCerimônia de encerramento do caixão ocorre na sexta; funeral contará com autoridades e fiéis de todo o mundo

Foto: Vatican News

Após três dias de velório público na Basílica de São Pedro, na Itália, o caixão com o corpo do papa Francisco será oficialmente fechado na tarde desta sexta-feira (25). A cerimônia antecede o funeral, que será realizado no sábado (26), com a presença de líderes religiosos, autoridades internacionais e fiéis.

O ritual terá início com uma oração conduzida pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell. Em seguida, o chefe das celebrações litúrgicas, monsenhor Diego Ravelli, fará a leitura da biografia do pontífice, destacando os principais feitos de seu papado.

Durante a cerimônia, Ravelli cobrirá o rosto do papa com um véu de seda branca, e o camerlengo borrifará água benta sobre o corpo. No interior do caixão serão depositados uma bolsa com moedas e medalhas cunhadas durante o pontificado, além da biografia do papa, que será lacrada em um tubo.

O caixão será então selado com tampa de zinco, cruz, o brasão escolhido por Francisco e uma placa com seu nome e os anos de pontificado. Por fim, uma tampa de madeira será colocada, finalizando o processo.

No sábado, o caixão será levado para a área externa da basílica, onde ocorrerá a missa fúnebre. A celebração contará com a participação de cardeais, chefes de Estado e milhares de pessoas que acompanharão a despedida do líder da Igreja Católica.

google news