A Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira, 3, uma sessão solene para homenagear personalidades que têm contribuído ao longo dos anos para o desenvolvimento de Santo Antonio de Jesus.
Como acontece todos os anos, a Câmara concedeu títulos de cidadania santantoniense e a Medalha 29 de Maio, como forma de reconhecimento das iniciativas de diversas pessoas nascidas na cidade ou que a escolheram para firmar moradia e desenvolver suas atividades laborais, intelectuais ou de cunho social.
A sessão deveria acontecer no dia 29 de maio, mas precisou ser adiada devido ao incidente ocorrido com o presidente da Câmara Municipal, Chico de Dega, que esteve presente nesta quarta-feira conduzindo a sessão especial. Ele aproveitou para tranquilizar a todos quanto à sua saúde, já que precisou ser novamente internado para a retirada de um coágulo cerebral. O presidente afirmou que o procedimento foi um sucesso e que está se recuperando bem e retomando aos poucos, conforme a orientação médica, suas atividades.
Durante a sessão foram entregues títulos a oito pessoas consideradas dignas da cidadania santantoniense. Entre autoridades militares foram titulados o major PM Cleiton de Jesus Carvalho, o capitão Roberto José da Silva e o primeiro-tenente e pastor José Roberto dos Santos Silva. Entre as personalidades civis, receberam o título de cidadania a jornalista Cristina Pita, a superintendente de convênios do município Lana Marques da Silva, o arquiteto Bráulio Pitanga, o empresário Virandi Santana e o esportista Uendel Freiras dos Santos.
Outras oito personalidades foram condecoradas com a Medalha 29 de Maio, honraria que faz referência à data magna da cidade. Entre os militares, o comandante do 14º Batalhão da Policia Militar, tenente-coronel Amilton Junior, a comandante do 16º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronela Francis Caroline Sobral e a subcomandante do 16º BBM, tenente-coronela Carla Morais da Silva. Já entre os homenageados civis receberam a honraria o policial civil Sérgio Rodrigo Alves da Silva, o advogado e professor João Gabriel BIttencourt Galvão, o oficial de justiça e esportista Ronaldo Assis, o cantor e compositor Sinho Bernardo e o ativista cultural Marcelo Santos.
Os homenageados agradeceram aos vereadores e vereadoras pelas indicações e votação das honrarias que foram aprovadas por unanimidade pelo plenário da Câmara.
Convidado a falar em nome de todos os edis, o vereador Uberdan Cardoso destacou a figura histórica do ex-vereador já falecido, Carlinhos Galvão e através dele afirmou que o maior patrimônio de Santo Antonio de Jesus e o seu povo. “(Santo Antonio de Jesus) é uma cidade que só cresce porque tem um patrimônio e o maior patrimônio desta cidade é sua gente. Sua gente que aqui nasceu, os naturais, mas aqueles que viemos para aqui como bandeirantes. E cada um de vocês que vem aqui desbravar esta cidade fazem com que ela se torne tão pujante quanto é”, ressaltou o vereador.