Todo início de ano é marcado por promessas de mudanças, mas um dos principais compromissos deve ser com a saúde mental. Em janeiro, a Campanha Janeiro Branco ganha destaque como um movimento nacional para estimular a reflexão e o cuidado com o bem-estar emocional.
Criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, a campanha tem se consolidado como uma importante ação de conscientização, sendo oficialmente reconhecida como lei federal desde 2023.
A cada ano, a campanha apresenta um tema, e em 2025, o foco será “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. O objetivo é envolver pessoas, famílias, empresas e instituições públicas e privadas em ações que promovam a saúde mental como uma prioridade. Atividades como palestras, rodas de conversa, oficinas, caminhadas e eventos culturais estão programadas em várias cidades do Brasil, com o apoio de profissionais de saúde, educadores e a comunidade em geral.
Sinais de Alerta para a Saúde Mental
O psicólogo Cristiano Nabuco, especialista em dependência tecnológica, destaca alguns sinais de que a saúde mental pode estar em risco. Segundo ele, o consumo excessivo de álcool, compras descontroladas e a perda de equilíbrio emocional são indicadores de que algo não está bem. Ele também enfatiza a importância de refletir sobre as mudanças nas sensações e sentimentos, pois esses podem ser sinais de alerta para a necessidade de procurar ajuda profissional.
Entre os sintomas que devem ser observados, estão a sensação constante de cansaço, dificuldade de concentração, perda de prazer em atividades anteriormente agradáveis, alterações no sono e no apetite. Nabuco sugere que profissionais da saúde têm o papel de provocar reflexões que podem levar à cura, sem impor como as pessoas devem viver suas vidas.
Apoio à Campanha
Quem deseja apoiar a iniciativa pode acessar materiais educativos e gratuitos sobre saúde mental no site oficial do Movimento Janeiro Branco. São disponibilizados folders, cartazes, banners, faixas, bottons, cartilhas e panfletos com orientações acessíveis e didáticas para todos.