A Unidade Móvel da Secretaria de Políticas para Mulheres faz uma parada no Melhor São João da Bahia no domingo, 23, para conscientizar o público sobre a campanha Respeita as Minas. A parceria feita com a Secretaria de Cultura de Santo Antônio de Jesus traz para a festa uma estrutura com uma coordenadora, assessora técnica e psicóloga para acolhimento e encaminhamento em casos de assédio e importunação sexual.
A secretária de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira, durante visita ao São João de SAJ, chama a atenção para a importância de respeitar o espaço da mulher. “Não é possível mais que as mulheres, por estarem numa festa, as pessoas considerem que o corpo dela é público. O local é público, o corpo dela não”, afirma a secretária.
A psicóloga Mariana Paixão, plantonista da unidade, explica que a cultura do machismo é muito forte, mas que é necessário que as pessoas denunciem os casos. “As mulheres precisam estar juntas. Em casos de assédio é preciso apontar, chamar os policiais, denunciar o agressor”, ressalta. Ao presenciar qualquer episódio de assédio e/ou violência, disque 180. (Ascom-PMSAJ)