Um derramamento de um material oleoso que vazou de um duto da Petrobrás deixou uma rua e pastos poluídos na cidade de Candeias, região metropolitana de Salvador. Segundo informações da TV Bahia, a população local denunciou a situação que aconteceu no domingo (20), no campo de Massuí. Conforme os moradores, o óleo chegou até um local em uma fazenda que possuía água que era consumida pelo gado.
A Petrobrás informou que funcionários trabalham para conter o óleo com a instalação de barreiras e limpar a área atingida. A operação dos dutos foi suspensa de imediato e a causa do vazamento ainda não foi descoberta. Apesar do susto, não há registro de feridos.
Em entrevista à TV, o secretário de Meio Ambiente do município, Tony Gleidson, afirmou que equipes da Defesa Civil foram enviadas ao local para isolar a área e evitar um impacto maior. A remoção do material já foi solicitada e futuramente também será pedido o teste de solo. Não se sabe ainda quais serão os prejuízos ambientais.
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) também foi procurado e afirmou que a extensão e o volume do vazamento são analisados por uma equipe de plantão. Até o momento, o óleo não atingiu nenhuma nascente ou rio local. (Bahia.Ba)