Cápsula que viabilizará retorno de astronautas ‘presos no espaço’ chega à Estação Espacial

Missão da SpaceX permitirá o retorno de tripulação que ficou meses além do previsto na estação espacial

Foto: Divulgação

A cápsula Dragon Endurance, da SpaceX, acoplou-se com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS) na madrugada deste domingo (16), em uma missão realizada em parceria com a NASA.

O principal objetivo da operação é trazer de volta à Terra os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, que estão no espaço desde junho de 2024 devido a falhas técnicas na cápsula Starliner, da Boeing.

Lançada na sexta-feira (14) do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, a Dragon Endurance transportou quatro astronautas e levou cerca de 29 horas para alcançar a ISS. A missão também permitiu a substituição da tripulação da Crew-9, que estava em órbita desde setembro de 2024.

O retorno de Williams e Wilmore está programado para quarta-feira (19), encerrando uma estadia inesperadamente longa na estação espacial.

google news