A coordenadora do Centro de Operações de Emergência da Secretaria da Saúde do estado (Sesab), Izabel Marcílio, afirmou que a Bahia alcançou um novo platô do número de casos da Covid-19. Isso significa que houve uma estabilização no número de novos casos confirmados da doença.
A coordenadora, no entanto, destaca que o índice ainda é bastante elevado, apesar de não estar mais em uma crescente. Apenas os dados do Gripário de Pau Miúdo, em Salvador, apontam que, só até o dia 18 de janeiro, a unidade, organizada para receber pacientes com sintomas respiratórios durante a pandemia, atendeu 2.664 pacientes, contra 1.673 em todo o mês de novembro, e 1.155 em outubro.
O número de óbitos também está em uma média de 30 por dia, o que é considerado muito alto. Izabel alerta ainda para a importância de manter os cuidados para a prevenção da doença: “É necessário sim muita atenção, muita cautela, muita colaboração de todas as pessoas, porque a gente ainda vem registrando um número alto de óbitos diariamente”.
Segundo boletim divulgado ontem (29) pela Sesab, a Bahia registrou 35 mortes em 24 horas, das quais 9 foram em Salvador. Desde o início da pandemia, o número total de óbitos por coronavírus no estado é de 9.987. (Metro1)