A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu no último sábado (19) o ranking nacional de clubes de 2023. Recém-promovido à Série A, o Bahia, com 9.289 pontos, caiu do 12º para o 15º lugar em relação ao ano passado. O Vitória, que subiu para a Segunda Divisão, também desceu da 25ª para a 29ª posição, com 4.932 pontos.
Para definir a pontuação, a entidade máxima do futebol nacional leva em consideração as competições disputadas nos últimos cinco anos. O ano vigente conta com peso 5, enquanto o último ano tem peso um. O ranking da CBF serve para definir 10 participantes da Copa do Brasil, mandos de campo da primeira fase da competição, entre outros.
A lista levou em consideração o julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que deu ao Vasco três pontos do jogo contra o Sport, pela 35ª rodada da Série B. Por isso, tanto o cruz-maltino como o Bahia estão com asteriscos na tabela.
O líder é o Flamengo, atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil. Já o campeão brasileiro Palmeiras está na segunda posição. O “pódio” do ranking é fechado pelo Athletico Paranaense, vice do continental. (BN)