Celebração de São Cosme e Damião na paróquia de Salvador

Paróquia Santos Cosme e Damião promove novenário e festa popular com foco na solidariedade e na espiritualidade

Foto: Paróquia Santos Cosme e Damião

A Paróquia Santos Cosme e Damião, localizada na Liberdade, em Salvador está em clima de festividade com o tema “Pedi e vos será dado”. O novenário, que começou no dia 17 de setembro, segue até o dia 24, sempre às 19h. Destaque para a celebração com as crianças, programada para o dia 21 às 15h, e uma missa especial no dia 22, às 18h.

Em cada noite de novena, a comunidade é convidada a refletir sobre subtemas que promovem ações concretas de solidariedade, com a coleta de alimentos como macarrão, leite em pó, feijão, açúcar, biscoito, arroz, farinha de mandioca, café, óleo, além de materiais de limpeza e higiene pessoal. O ponto culminante das comemorações será no dia 26 de setembro, quando a Igreja celebra a memória litúrgica dos santos. A Missa Solene, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Valter Magno de Carvalho, ocorrerá às 19h.

As festividades continuarão no dia 27, conhecido como dia da festa popular, começando com uma alvorada às 5h. As Celebrações Eucarísticas acontecerão ao longo do dia, com missas programadas para às 5h30, 7h, 8h30, 10h, 12h, 15h30 e a Missa Solene de encerramento às 18h. A programação também incluirá um momento de louvor às 14h e uma procissão que sairá da Matriz às 16h30, seguindo até o Largo da Lapinha e retornando pela estrada principal da Liberdade.

Conhecendo os Santos Gêmeos

São Cosme e São Damião, nascidos na cidade de Egéia na Arábia por volta do ano 260, eram filhos de uma família nobre. Criados sob os ensinamentos da fé cristã de sua mãe, Teodata, dedicaram suas vidas à medicina, buscando aliviar o sofrimento dos doentes sem cobrar por seus serviços. Eles se destacaram não apenas pela competência médica, mas também pelo amor e caridade.

Durante um período de intensa perseguição aos cristãos sob o imperador Diocleciano, os irmãos foram presos e condenados à morte por sua fé inabalável. Após diversas tentativas de execução, incluindo apedrejamento e afogamento, eles foram finalmente martirizados, sendo venerados hoje como santos mártires.

Serviço:

O QUÊ: Festa dos Santos Cosme e Damião.
QUANDO: 26 de setembro (data litúrgica) e 27 de setembro (data da festa popular)
ONDE: Matriz da Paróquia Santos Cosme e Damião (Estrada da Liberdade, 281, Liberdade, Salvador)

google news