O deputado federal licenciado Celso Sabino (União Brasil-PA) foi empossado na manhã desta quinta-feira (3) como novo ministro do Turismo. A solenidade que acontece no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília, e conta com a presença dos presidentes da República e da Câmara dos Deputados, Lula (PT) e Arthur Lira (PP-AL), respectivamente. O líder do UB na Casa Legislativa, Elmar Nascimento também participa da posse de Sabino.
Na ocasião, o mandatário do Brasil desceu a rampa do terceiro para o segundo andar ao lado de Lira, e dos líderes do União Brasil no Senado, Davi Alcolumbre (AP), e na Câmara, Elmar Nascimento (BA).
Durante discurso, transmitido nas redes sociais, o novo titular da pasta comentou sobre os seus compromissos à frente da pasta. Dentre eles, foram destacados a proposição de descontos para entrada nos parques nacionais aos visitantes, além do estímulo a produção cinematográfica para promoção de destinos brasileiros.
Outra proposta citada por Sabino durante a sua posse inclui a “melhoria da segurança turística, em especial para mulher e no combate a exploração sexual”. Na oportunidade, o novo ministro ressaltou que o assunto já está sendo debatido com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
A nomeação de Sabino foi oficializada no dia 14 de julho, contudo, ele só pôde ser empossado para o cargo nesta quinta, após o recesso parlamentar. Já nomeado, o parlamentar licenciado começou a despachar documentos da pasta. O titular substitui a sua ex-correliogionária, Daniela Carneiro, que foi exonerada do cargo após se desfiliar do UB.
Além dos citados, estiveram presente na solenidade: o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT); o senador Randolfe Rodrigues; os ministros da Casa Civil, Rui Costa; de Relações Institucionais, Alexandre Padilha e demais autoridades públicas. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) também participou da solenidade. (bahia.ba)