A partir de agora, quem tentar usar um celular com alerta de bloqueio ativado pelo programa Celular Seguro será avisado de que o aparelho está registrado como roubado, furtado ou perdido. A notificação será enviada automaticamente via WhatsApp assim que um novo chip for inserido no dispositivo.
As mensagens de alerta serão encaminhadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de dois números oficiais: (61) 2025-3000 e (61) 2025-3003. Ao receber a notificação, a pessoa é orientada a acessar o site do programa Celular Seguro para verificar os próximos passos.
Caso tenha adquirido o celular de boa-fé, o usuário deve comparecer a uma delegacia da Polícia Civil com a nota fiscal para comprovar a origem do aparelho. Se não puder comprovar a propriedade legal, o celular deverá ser devolvido.
A ferramenta Celular Seguro permite que vítimas de furto, roubo ou perda solicitem o bloqueio do aparelho por meio do “Modo Recuperação”. O objetivo do Ministério da Justiça é, com isso, facilitar a devolução dos celulares às vítimas, identificar os responsáveis pelos crimes e desestimular a comercialização de aparelhos irregulares.
Para evitar a compra de celulares com restrições, a recomendação é que o consumidor verifique a situação do aparelho antes de fechar negócio. Basta acessar o site ou app do Celular Seguro, na opção “Celulares com Restrição”, e informar o número do IMEI — um código único de 15 dígitos que identifica o dispositivo, semelhante ao chassi de um carro. Esse número pode ser obtido digitando *#06# no telefone.