Censo IBGE: Salvador é a cidade com a maior população feminina da BA

Feira de Santana, Itabuna e Cruz das Almas também figuram o ranking dos municípios com mais mulheres na população

Foto: Valter Pontes/ SECOM

Salvador é a cidade com a maior proporção de mulheres na Bahia, segundo informações do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (27).

Segundo o IBGE, o índice da “razão por sexo” é calculado com uma comparação de um público para o outro. Quando esse indicador possui um número maior do que 100, ele representa populações cujo volume de homens é superior ao de mulheres. Na capital baiana, este indicador é de 83,8, o que indica uma população feminina.

Esse dado está diretamente ligado ao envelhecimento da população no estado. Ainda conforme o IBGE, “é esperado que o número de homens seja gradualmente menor que o número total de mulheres, já que essas apresentam, na média, menor mortalidade durante todas as etapas da vida”.

As cidades de Itabuna (87), Feira de Santana (87,2), Cruz das Almas (87,2) e Amélia Rodrigues (87,4) seguem Salvador no ranking das maiores populações femininas do estado.

No sentido contrário, Arataca (111,8), Muquém de São Francisco (111,4), Juruçu (111,4), Ribeirão do Largo (111,1) e Santa Luzia (110,7) são as cidades baianas com as maiores populações masculinas.

Cenário na Bahia
Apesar disso, a população de homens em todo o estado é maior do que a de mulheres. Eles representam 51,7% da população, enquanto que as mulheres correspondem a 48,3% das pessoas no estado.

Mais de 14 milhões de pessoas compõem a população baiana, que apresentou um crescimento de 0.89%, entre 2010 e 2022.

(iBahia)

google news