Cerca de 11 mil beneficiários da Previdência estadual fazem prova de vida em janeiro

Neste mês, Suprev mudou a regra para pensionistas, que passam a fazer o procedimento no próprio mês de aniversário

Foto: divulgação Saeb

Com novas regras, 9.100 aposentados e 1.900 pensionistas do Estado, além de 360 servidores inativos do Ministério Público e do Tribunal de Justiça. Os 11.360 beneficiários estão sendo convocados pela Superintendência de Previdência do Estado (Suprev). A partir deste mês, os pensionistas devem fazer o procedimento no mês do próprio aniversário – e não mais do ex-servidor que gerou o direito -, seguindo as mesmas regras que os aposentados.

“A prova de vida é fundamental para que a Previdência possa evitar pagamentos indevidos e tentativas de fraudes”, explica a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado.

A Suprev dispõe de três meios para se efetivar a prova de vida: por aplicativo, por videoatendimento ou presencialmente nos postos da Rede SAC. Disponível apenas para os beneficiários que estão dentro do prazo, a Prova de Vida Digital pode ser feita de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR. Para tanto, é preciso baixar o aplicativo e abrir uma conta no GOV.BR.

Já os serviços por videoatendimento e presencial estão disponíveis para todos os convocados, incluindo retardatários. (bahia.ba)

google news