Chegou a hora. Neste domingo, cerca de 2,1 milhões de pessoas devem ir aos locais de prova em todo o Brasil para fazer o primeiro Concurso Público Nacional Unificado, que oferece 6.640 vagas para 21 órgãos do governo federal. As provas serão realizadas em dois turnos. De manhã, os portões abrem às 7h30 e fecham às 8h30. À tarde, abrem às 13h e fecham às 14h.
Cada candidato se inscreveu em apenas um bloco de temas e escolheu, por ordem de preferência, os cargos que deseja. Os blocos de 1 a 7 pedem formação de nível superior, enquanto o bloco 8 exige apenas nível médio ou técnico.
O que levar:
Embora não seja obrigatório, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação da inscrição, que mostra onde será a prova. Esse cartão pode ser acessado na área do candidato, com login usando o CPF e a senha cadastrada no portal do governo, o Gov.br. O cartão traz informações importantes, como o número de inscrição, data, hora e sala da prova.
É obrigatório apresentar um documento de identidade original com foto, que pode ser físico ou digital. Os documentos digitais, como CNH digital, RG Digital e E-Título, devem estar nos aplicativos corretos.
Os candidatos também devem levar uma caneta preta de material transparente para usar na prova. Canetas azuis, lápis, borracha e outros materiais não podem ficar na mesa durante a prova.
Os inscritos podem levar comida e água. Os alimentos devem estar em embalagens fechadas e as garrafas de água precisam ser transparentes.
Trânsito:
O MGI recomenda que os candidatos cheguem ao local das provas com, pelo menos, duas horas de antecedência para cada turno.
Várias cidades que vão receber o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) neste domingo (18) prepararam esquemas especiais de trânsito e transporte público para ajudar os participantes.
No Distrito Federal, o transporte público coletivo terá reforço, com as empresas operando as linhas como em dias úteis, de acordo com os horários do concurso.
Na cidade de São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai suspender a Ciclofaixa de Lazer neste domingo (18), que são as áreas exclusivas para bicicletas, das 7h às 16h, em algumas avenidas da cidade. Isso é para facilitar a passagem dos candidatos e deixar o tráfego livre para ônibus e carros.
No Rio de Janeiro, 125,5 mil pessoas devem fazer as provas. Algumas ruas da zona sul e do centro vão ser fechadas para a Meia Maratona Internacional do Rio, que começa às 6h40. Os corredores vão passar por várias avenidas, e o transporte coletivo também será reforçado na cidade.
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Salvador informou que haverá 34 ônibus disponíveis das 6h às 19h deste domingo. Os ônibus estarão nas estações Lapa, Mussurunga, Pirajá, Águas Claras e Terminal Acesso Norte, prontos para ajudar caso mais pessoas precisem de transporte.
Em Natal, 27,6 mil pessoas devem participar do concurso. Para isso, 34 linhas de ônibus terão reforço e farão 604 viagens ao longo do dia.
Em Porto Alegre, os locais com mais inscritos, como PUC-RS, Fapa e Uniritter, também terão reforço em várias linhas de ônibus.