A colisão de veículos em postes da Neoenergia Coelba é um dos maiores ofensores externos à distribuição de energia na Bahia. Segundo levantamento da concessionária, cerca de 1,7 mil ocorrências foram registradas devido a abalroamentos na Bahia no primeiro semestre de 2024, um aumento de 13% quando comparado ao mesmo período do ano passado. No total, a distribuidora estima que 342 mil consumidores foram prejudicados por conta da situação, ficando um determinado período sem energia.
Mesmo com o aumento de 13% na quantidade de ocorrências, o número de clientes que ficaram com o fornecimento de energia suspenso devido às colisões foi cerca de 5% menor em 2024. A explicação para a diminuição em 2024 está na ampliação de tecnologias instaladas na rede elétrica, como o self-healing.
Devido à complexidade operacional para a substituição de um poste, que frequentemente exige a recomposição de cabos e equipamentos, o atendimento para esse tipo de serviço demora, no mínimo, quatro horas. Com o self-healing, porém, o consumidor não precisa esperar a conclusão, tendo a sua energia restabelecida em menos de um minuto.
A maior prevenção, porém, vem da conscientização do motorista e na adoção da direção defensiva para evitar acidentes. Seguir as leis e regras do trânsito, respeitar os limites de velocidade, atentar à sinalização e não ingerir bebida alcoólica ao dirigir são algumas das orientações dos principais órgãos relacionados ao assunto.