No primeiro semestre de 2024, a Bahia atraiu 61,6 mil turistas estrangeiros, um aumento de 34,19% em relação ao mesmo período de 2023, quando recebeu 40,5 mil visitantes. A promoção do afroturismo em Salvador foi um fator significativo para esse crescimento, destacando a valorização da cultura afro-brasileira e a geração de emprego e renda. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, enfatizou a importância do afroturismo na agenda da Agência.
A Bahia foi especialmente popular entre turistas da América do Sul, com 56,29% dos visitantes vindo de países como Argentina, Uruguai e Chile. Europeus também aumentaram suas visitas, com Portugal e Itália sendo os principais emissores.
A Embratur ampliou os voos internacionais, resultando em um aumento de 37,46% no número de estrangeiros chegando à Bahia por via aérea. Parcerias com companhias aéreas como a SKY Airline, que conecta Santiago a Salvador, e o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) contribuíram para essa expansão.
Em todo o Brasil, 3.597.239 turistas internacionais visitaram o país no primeiro semestre de 2024, um aumento de 9,7% em comparação a 2023. A via aérea foi a principal porta de entrada, seguida por terrestre, marítima e fluvial. A expectativa é que 2024 supere o recorde de 2018, com mais de 6,6 milhões de visitantes internacionais.