A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) segue no processo de redução da vazão da Barragem de Sobradinho, no norte da Bahia. Nesta terça-feira (14), o volume de defluência está em 2 mil m³ por segundo, e deve se manter neste nível até a sexta-feira (17).
O processo de redução da vazão do volume de água começou no dia 7 de fevereiro, quando a defluência passou de 4 mil m³/s para 3 mil m³/s. Com a redução da vazão, o rio recuou para o seu curso normal.
Cerca de 15 famílias ribeirinhas tiveram que deixar as próprias casas no mês de janeiro, e foram abrigadas pela Prefeitura de Juazeiro, em apartamentos alugados. De acordo com a gestão, a previsão é que a comunidade retorne a partir do dia 28 de fevereiro.
Lembre o caso
O Rio São Francisco tomou a orla de Juazeiro, no norte da Bahia, após a vazão da barragem de Sobradinho igualar ao patamar atingido no ano de 2022, quando chegou a liberar 4.000m³ por segundo, maior dos últimos 12 anos.
Inicialmente, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que liberaria 2.800 m³/s e atingiria 3.500 m³/s dias depois. A liberação ocorreu por conta das chuvas na região.
A Chesf e as Defesas Civis da Bahia, Pernambuco e Alagoas realizaram uma reunião com mapas de áreas inundáveis das regiões ribeirinhas.(g1)