O temporal que caiu na noite desta sexta-feira (22) para sábado (23), (ver aqui), pegaram também os comerciantes de surpresa no Centro de Santo Antônio de Jesus. Muitas lojas foram tomadas pelas águas. Comércios situados na Travessa 15 de Novembro perderam praticamente tudo que havia em seu interior.
Os comerciantes que chamaram a reportagem do Voz da Bahia expuseram que o grande volume de água formou uma correnteza e arrebentou as portas. Eles informaram que os seus funcionários vieram de suas casas durante a madrugada para tentar amenizar o estrago, “a situação é caótica e a sensação é de perda total, o estrago foi feio. Quando chegamos aqui, por volta das 23h, a água já tinha tomado tudo. Nossa loja ficou danificada, como se um redemoinho tivesse passado”, disse Michele, funcionária da Dalmóbile móveis planejados.
Veja fotos abaixo:
Na Ideia Ativa empresa de fotocópias e projetos a situação não foi diferente, “a matéria prima, maquinários e papeis foram destruído pelas água. A inundação chegou a atingir mais de um metro de altura. Está tudo perdido, a enxurrada tomou conta de tudo”, relatou um de seus colaboradores.
Ainda de acordo com os comerciantes, as circunstâncias já perduram há muito tempo, no entanto, alegam que após a reforma do sistema de esgoto tem se agravado, “piorou muito depois que mexeram nas tubulações. São anos e anos que passamos com esse problema; agora dessa vez foi muito pior”, finalizou.
Veja mais fotos:
Lojas na Rua Santo Antônio/ Fotos Voz da Bahia
Em outro ponto da cidade, na Escola de idiomas Wizard que fica na Rua Santo Antônio, próxima ao Centro Cultura, o problema foi ainda pior, a água também invadiu comprometendo todos seus móveis.
Ver fotos abaixo:
Em uma empresa de fardamentos no mesmo local, a proprietária nos relatou que perdeu computadores, todo material pronto para a entrega e segundo ela, ainda teve outros prejuízos que não tinha como calcular. “Eu cheguei aqui na madrugada e não tive o que fazer, comecei a chorar e pedir forças a Deus”, desabafou.
Os moradores do entorno da Rua Santo Antônio, também apontaram um problema com as ‘bocas de lobo’ entupidas e que as dificuldades já existem há muito tempo, mas que não aparece ninguém da infra-estrutura para consertar.
Muros de condomínios também caíram com a força da água (veja as fotos abaixo)
Na Rua Vereador João Delfino um muro que divide uma residência de um estacionamento particular desabou deificando um veículo (reveja aqui).
Ver fotos:
Assista a matéria:
Reportagem e Fotos: Voz da Bahia