Chuva intensa causa destruição em Pojuca e adia tradicional festa religiosa

O prefeito Luiz Carlos Trinchão anunciou o adiamento da Lavagem do Adro devido aos danos causados pelas chuvas que atingiram a cidade desde quinta-feira.

A cidade de Pojuca, no interior da Bahia, foi severamente afetada pelas fortes chuvas que atingiram a região desde quinta-feira (9). As enxurradas deixaram centenas de moradores desalojados, causaram prejuízos a comércios locais e invadiram várias residências.

Diante da destruição, o prefeito eleito Luiz Carlos Trinchão anunciou, neste sábado (11), que a tradicional Lavagem do Adro, festa religiosa que celebraria o Senhor do Bonfim, foi adiada. A festividade, que ocorreria neste domingo (12), agora está marcada para o dia 26 de janeiro.

Segundo a Defesa Civil, as chuvas afetaram 88% da cidade, e o fenômeno deve durar até este sábado. Imagens feitas por moradores na sexta-feira (10) mostraram carros submersos e lojas e casas tomadas pelas águas. A Prefeitura de Pojuca, em nota, se solidarizou com os atingidos e garantiu que está à disposição para prestar apoio às famílias afetadas.

A tradicional festa do Senhor Bom Jesus da Passagem, que ocorre no dia 13 de janeiro, não será alterada. Contudo, o foco agora é ajudar a população afetada, com a realização de ações emergenciais.

Em reunião realizada neste sábado, Trinchão apresentou um plano para conter os danos, que inclui o isolamento de áreas de risco, limpeza de canais e bueiros, controle do fluxo de veículos e a distribuição de alimentos para os afetados. Também serão disponibilizados alojamentos temporários e espaços para o armazenamento de pertences.

A cidade já havia sofrido com as chuvas em abril de 2024, quando as enxurradas causaram grandes estragos. Moradores agora cobram ações efetivas para a prevenção de danos em futuras ocorrências.

google news