A Coca-Cola anunciou, nesta segunda-feira, 1º, uma compra integral da empresa de bebida esportiva americana BodyArmor por US $ 5,6 bilhões, não será o maior negócio do tipo da gigante conhecida pelo refrigerante. Desde de 2018 multinacional já detinha 15% de participação na companhia concorrente da Gatorade . À época do negócio, cláusulas contratuais possibilitaram que a gigante dos refrigerantes viesse a assumir 100% das operações.
Ainda em fevereiro deste ano, uma companhia já havia sinalizado que pretendia pôr em prática seu direito de adquirir o restante das operações da marca que ocupa o segundo lugar em vendas no setor de bebidas esportivas nos EUA Atualmente, um rival Gatorade domina o mercado de produtos isotônicos e é controlado pela PepsiCo .
De acordo com a companhia de bebidas, atualmente a empresa de isotônicos tem faturamento de vendas de aproximadamente US $ 1,4 bilhão com uma taxa de crescimento de 50%. “A BodyArmor foi uma grande adição à nossa linha nos últimos três anos, a empresa tem impulsionado a inovação contínua em produtos de hidratação, saúde e bem-estar”, disse, em nota, o presidente da Coca-Cola na América do Norte, Alfredo Rivera .
Segundo a Coca-Cola, a Bodyarmor será administrada como um negócio separado dentro da unidade operacional da companhia América do Norte, com sede em Nova York. A atual equipe de liderança trabalhando com a marca.
A Bodyarmor foi fundada há 10 anos e aumentou com investimentos de estrelas do esporte. O jogador de basquete Kobe Bryant , morto em 2019, era um dos principais investidores e, segundo o jornal The Wall Street Journal , seu espólio deve receber US $ 400 milhões pela transação. “Se não fosse pela visão e preferência de Kobe Bryant, um BodyArmor não teria sido capaz de alcançar o sucesso que obtive. Eu não poderia ficar mais animado em fazer parte da família Coca-Cola e com os olhos voltados para o futuro”, afirmou o co-fundador e presidente da marca, Mike Rapole que permanecerá à frente dos negócios.
O acordo para acelerar as vendas da Coca no segmento de hidratação, esportes e café. Apesar da recente aquisição, a principal bebida esportiva da Cola, o Powerade, continua sendo um concorrente distante da Gatorade, líder de mercado da PepsiCo. Mesmo combinado com BodyArmor, uma companhia alcançaria aproximadamente 23% do mercado de bebidas esportivas, bem atrás dos 68% da Gatorade, conforme dados do Euromonitor. (Estadão)