O cinema brasileiro está em festa! O longa “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, e a atriz Fernanda Torres foram oficialmente indicados ao Oscar 2025 nesta quinta-feira (23). A produção brasileira concorrerá nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz.
A indicação de Fernanda Torres marca um momento histórico: ela quebra um jejum de 26 anos sem uma brasileira indicada na principal premiação do cinema mundial.
A atriz, que já conquistou o Globo de Ouro como Melhor Atriz em Filme de Drama, terá como concorrentes no Oscar as atrizes Cynthia Erivo (“Wicked”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”), Mikey Madison (“Anora”) e Demi Moore (“A Substância”).
Em “Ainda Estou Aqui”, Fernanda dá vida à história real de Eunice Paiva, advogada e mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva. O filme retrata a luta incansável de Eunice por respostas sobre o paradeiro de seu marido, Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), desaparecido durante a ditadura militar no Brasil.
O papel emocionante de Fernanda foi amplamente elogiado, gerando grande expectativa para a indicação ao Oscar após sua vitória no Globo de Ouro.
Já na categoria Melhor Filme, o longa de Walter Salles enfrentará produções de peso como “Emilia Pérez” (França), “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha), “Flow” (Letônia) e “A Garota da Agulha” (Dinamarca). Este é o segundo trabalho do diretor a alcançar a honra de ser indicado ao Oscar, sendo o primeiro o icônico Central do Brasil, estrelado por Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres.