O técnico da seleção masculina de futebol entrega nesta sexta-feira (17) a lista de jogadores chamados para os jogos de outubro das eliminatórias da Copa. Mas o ato público de convocação só ocorrerá na próxima sexta-feira (24). O formato pouco usual tem a ver com a liberação dos jogadores que atuam na liga inglesa e que foi uma dos fatores que levaram a suspensão do clássico contra a Argentina, no dia 5 deste mês, interrompido com apenas 5 minutos jogados.
A relação do técnico Tite será entregue à Fifa, que tem reunião com os clubes ingleses está prevista ao longo dessa sexta-feira uma audiência entre dirigentes da Fifa e membros do Reino Unido para flexibilizar a quarentena de retorno aos países britânicos. Até então, havia exigência de isolamento obrigatória de 10 dias, o que faria com que perdessem compromissos com seus clubes.
Pelo princípio da reciprocidade, o Brasil exige o mesmo prazo para pessoas que estiveram no Reino Unido. Quatro atletas argentinos não informaram que passaram pela Inglaterra, entrando em choque com a Anvisa. A Fifa ainda não informou qual será a solução para o clássico.
Os clubes também amplificam o impasse por causa do aumento de dias da Data Fifa – de nove para 11 ao todo. Estão sendo realizadas três partidas por mês, ao invés das duas habituais, em razão dos confrontos adiados na segunda onda de Covid-19. Em outubro, o Brasil enfrenta Venezuela e Colômbia fora e recebe o Uruguai, em Manaus.