Com a paralisação dos vigilantes terceirizados da Universidade Federal da Bahia (Ufba), iniciada na manhã de hoje (22), diversos institutos anunciaram que as atividades serão encerradas mais cedo.
De acordo com relatos enviados ao Metro1, os portões do Instituto de Química (IQ) chegaram a ser fechados por volta das 11h, mas foram reabertos. No Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/Ufba), as atividades acadêmicas e administrativas vão ser suspensas às 17h e retomadas na próxima manhã. As aulas da Escola Politécnica vão parar às 18h30. No Instituto de Química, os estudantes e servidores deverão deixar as salas às 17h30, enquanto em Biologia, as aulas acabam às 17h45. A paralisação segue até as 7h de amanhã (23).
Em nota, a Ufba afirma que reconhece o direito de manifestação dos profissionais da vigilância e mantém diálogo com a empresa MAP, em busca de alternativas para reduzir as pendências financeiras com a empresa, e também com o sindicato da categoria.
A administração da universidade também afirma que solicitou aos vigilantes a manutenção de 30% da equipe durante a paralisação. Ainda segundo o comunicado, a Polícia Militar foi alertada e já está reforçando a ronda no entorno dos campi. (Metro1)