O torcedor rubro-negro piscou e já se passou mais da metade da Série B. Depois de conquistar o título simbólico de campeão do primeito turno, o Vitória subiu mais um degrau para a conquista do acesso. A notícia boa é que, após o fim da 20ª rodada, a atual campanha do Leão é melhor do que a de 2015 – ano do último acesso à elite do futebol brasileiro.
Com 38 pontos, o time comandado por Léo Condé é o vice-líder e tem 12 resultados positivos, dois empates e seis derrotas, um aproveitamente de 63,3%, contra 61,7% há oito anos – quando subiu em terceiro lugar, com 66 pontos. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Vitória tem 63,8% de chance de festejar o acesso em 2023.
Embora muito positiva, a campanha atual não conseguiu superar a de 2012, quando o Vitória encerrou a 20ª rodada no topo da tabela, com 47 pontos e 78,3% de aproveitamento. O time somou 15 resultados positivos, dois empates e três derrotas.
Apesar de liderar no primeiro turno, o Leão não conseguiu o título e comemorou a volta à elite na 4ª colocação, com 71 pontos – atrás de Goiás, Criciúma e Athletico-PR. Neste ano, ainda segundo a UFMG, quem atingir a marca de 72 pontos provavelmente conseguirá uma vaga na Série A em 2024. Para ser campeão, a pontuação é mais salgada: 83.
Histórico
De 2006 para cá, quando a Segundona passou a ser disputada em pontos corridos, o Vitória também comemorou outro acesso à Primeira Divisão. Em 2007, o time rubro-negro subiu com uma campanha inferior à atual. Nesse ano, o Leão chegou à 20ª rodada fora do G-4. Com um aproveitamento de 50%, a equipe aparecia na 6ª colocação, com 30 pontos, depois de 10 triunfos e 10 derrotas.
O líder era o Criciúma, com 37 pontos, que não conseguiu manter o ritmo e acabou em sétimo lugar, com o sonho do acesso frustrado. Já o Rubro-Negro fechou a competição em quarto e conquistou o retorno à Série A com 59 pontos, atrás de Coritiba, Ipatinga e Portuguesa. (metro1)