Com votação apertada, Recep Tayyip Erdogan é reeleito na Turquia

Com a vitória, o presidente turco completa 20 anos no poder

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O atual presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan foi reeleito neste domingo (28), no 2º turno. Ainda com 99,66% das urnas apuradas, Erdogan já vencia a disputa com 52,13% dos votos, contra 47,87% de seu adversário, Kemal Kilicdaroglu. As informações são do portal g1.

Antes do anúncio oficial da sua vitória, o presidente turco deu um discurso em celebração às suas eleições, em frente à sua casa.

“Gostaria de agradecer a cada membro de nossa nação que mais uma vez nos transmitiu a responsabilidade de governar a Turquia pelos próximos 5 anos”, disse ele diante de apoiadores na frente de sua casa. “O único vencedor é a Turquia”, emendou o chefe de Estado que está no poder há 20 anos.

Já o seu adversário, Kilicdaroglu referiu-se ao pleito eleitoral como “o mais injusto em anos”. O candidato derrotado também considera que o resultado mostrou o desejo da população turca de mudar um governo autoritário.

“Peço que continuem na luta pela democracia”, declarou Kilicdaroglu, dizendo que também continuará batalhando.

No primeiro turno, Erdogan, obteve 49,5% dos votos, contudo, não formou maioria e levou a corrida eleitoral a um segundo. Enquanto Kilic alcançou apenas 44,9%. (bahia.ba)

google news