Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão aflige 10% da população mundial – cerca de 322 milhões de indivíduos – e infelizmente os números tendem a subir exponencialmente nos próximos anos. Quando um amigo ou familiar está deprimido, o que pode ser feito para ajudá-lo a sair da depressão ou pelo menos a enfrentar a condição são pequenas atitudes que podem fazer toda diferença: desde não julgar, não minimizar a dor que está a sentir e manter-se sempre em contato.
A publicação especializada norte-americana Medical Daily divulgou algumas dicas que podem ajudar a conviver com uma pessoa deprimida e ao mesmo tempo ajudá-la:
1. Entenda o que é depressão
A depressão é um distúrbio emocional que necessita de tratamento médico. Normalmente é necessário tomar fármacos antidepressivos, sob indicação de um psiquiatra ou neurologista, além de o indivíduos terem de ser seguidos por um psicólogo. Todavia, no dia a dia, uma boa conversa com um amigo também pode contribuir para um dia melhor.
Durante uma crise depressiva a pessoa tem momentos de altos e baixos e por isso é normal que se anime e que pense que o seu amigo está a melhorar e dois dias depois perceber que está novamente num estado de tristeza profunda. Essas alterações são normais e esperadas.
2. Mostre que se preocupa com a dor do outro
Não importa o motivo que tenha originado a depressão, a melhor forma de demonstrar que se preocupa é perguntar como ele está, como se tem sentido nos últimos dias e quais são as tarefas que necessita de cumprir, por exemplo. De forma prática pode oferecer-se para ajudar com algumas tarefas domésticas ou do dia a dia (como ir aos correios ou ao supermercado).
3. Reserve tempo para estar com ele
É normal uma pessoa deprimida querer se afastar dos outros e preferir ficar sozinha em cada, muitas vezes a dormir a maior parte do tempo. Trata-se de uma tentativa de fuga à realidade, mas que não funciona como forma de tratamento. Pode oferecer-se para ir a sua casa ou para se encontrarem para ir a um local calmo, em onde possam estar em contato com a natureza.
Uma pessoa deprimida não gosta de muito barulho, nem de estar muito próximo de outras pessoas, mas estar por exemplo num parque, pode ser um bom momento para desanuviar a mente e conversar um pouco.
4. Entenda os seus sentimentos
Quando uma pessoa está deprimida e alguém pergunta se está tudo bem, pode ser que a resposta seja uma enxurrada de problemas e você não tem a obrigação de resolver nenhum deles. Uma boa postura nesse momento, é saber dizer palavras de conforto como ‘lamento’, ou ‘eu imagino o tamanho da tua dor’. Ser sincero é tudo o que um amigo deprimido deseja, mas isso nem sempre é fácil para ele.
As conversas são importantes, mas também não tem de ter medo de pequenos períodos de silêncio.
5. Mantenha-se em contacto
As redes sociais podem ser muito superficiais e por vezes as frases são mal interpretadas, por isso o melhor momento para conversar é cara a cara. Mas ao longo do dia poderá enviar mensagens de voz, emoticons ou pequenas mensagens escritas pelo messenger ou whatsapp, por exemplo.
6. Leve-lhe comida
Quem sofre de depressão pode comer em excesso ou pode simplesmente passar o dia sem comer absolutamente nada. Nenhuma das duas opções é saudável, por isso pode levar-lhe por exemplo uma sanduíche saudável com pão integral, queijo branco, tomate e folhas de manjericão frescas.
Os alimentos ricos em triptofano são excelente opções para ajudar qualquer pessoa a sentir-se melhor. Bons exemplos são tomate, banana e nozes.
7. Caminhe com ele
Uma caminhada de meia hora ao ar livre, especialmente quando o sol está ameno, é uma excelente forma de encontrar tempo para conversar e melhorar a auto-estima do doente. Os benefícios da caminhada incluem a libertação de serotonina (a hormônio da felicidade) na corrente sanguínea, o que irá fazer com que os dois se sintam bem.
(Notícias ao Minuto)