Como comer pitaya de 4 maneiras diferentes

Foto: Divulgação

Você sabe como comer pitaya? Por ser uma fruta exótica e ainda pouco conhecida por muita gente, ela gera algumas dúvidas sobre qual é a melhor forma de consumi-la e incluí-la no cardápio diário. As receitas com pitaya, por exemplo, geralmente envolvem doces como mousses, cremes, smoothies e geleias – mas, para sair da mesmice, nós separamos 4 maneiras diferentes de comer o alimento. Dá uma olhada na matéria e descubra como acrescentar a “fruta do dragão” no seu dia a dia!

1. Aprenda como comer pitaya in natura

Por ser um fruto rústico e atrativo, originado na América Central e na América do Sul, encontrar a pitaya no Brasil não é tão difícil quanto parece. Da mesma forma que o kiwi ou o pêssego, por exemplo, o gosto da pitaya é ainda melhor quando ela está madura. Por isso, uma boa dica é pressionar a casca da fruta e verificar se ela está macia demais (ou seja, excessivamente madura) ou muito dura (imatura). Se a casca ceder um pouco, mas ainda assim se manter firme, significa que a fruta está no ponto certo.

Use uma faca afiada para cortá-la ao meio e retirar o interior da pitaya com uma colher. Basta passar a colher pelas bordas da casca e remover, debaixo para cima, a sua polpa, de modo que você consiga desprendê-la. Depois disso, é só cortá-la em pedaços menores e comer a fruta diretamente na boca. Você também pode segurar a pitaya pela casca e comer a fruta aos pouquinhos, sem desprender sua polpa do fundo.

2. Acrescente a fruta do dragão em saladas de frutas e folhas

Para incluir a fruta do dragão no seu dia a dia de uma vez por todas, uma boa dica é acrescentá-la em saladas de frutas e folhas mais incrementadas. Ela harmoniza muito bem com diferentes frutas, especialmente as cítricas – como morango, kiwi, uva, abacaxi e blueberries – e combina com saladas de folhas. Só não se esqueça de higienizar muito bem os alimentos antes de consumi-los!

3. Use a pitaya para montar um kebab de frutas

Outra maneira diferente de comer a fruta é fazer uma espécie de “kebab” com a fruta. Experimente, por exemplo, usar manga, kiwi e abacaxi. Basta tirar a casca da pitaya, do kiwi, do abacaxi e da manga, cortando cada polpa em cubos, colocar as frutas em um espeto de churrasco e aquecer os kebabs em uma grelha. Quando elas estiverem levemente douradas, está na hora de tirar da chapa!

4. Prepare drinks e sucos com pitaya

Fazer sucos e drinks não alcoólicos com pitaya pode ser mais uma maneira de passar a consumir a fruta com frequência. Para isso, basta usar a criatividade – misturando a fruta do dragão com outras frutas tropicais – e, se quiser acrescentar ainda mais nutrientes, com um pouco de água de coco. A pitaya é uma fruta rica em vitamina C, antioxidantes e fibras que favorecem o emagrecimento saudável e fortalecem o sistema imunológico. (Conquiste sua vida)

google news