O conceito de sorte, referente à uma força invisível, com o poder de atrair dinheiro, sucesso e felicidade, é algo que sempre esteve presente no imaginário popular. Em cada canto do mundo, as pessoas foram desenvolvendo hábitos e superstições creditadas como capazes de trazer boa sorte para as suas vidas.
A seguir, conheça algumas desses superstições, que de acordo com as crenças populares, podem atrair sorte e sucesso.
Olho grego
O olho grego, também conhecido como olho turco, é considerado um símbolo para obter sorte e afastar o mau-olhado em várias regiões. Essa crença surgiu no Mediterrâneo, a partir de uma lenda sobre um homem que teria rompido uma pedra somente com a força de seu olhar invejoso. Portanto, para se proteger desse tipo de sentimento negativo e não bloquear os caminhos da boa sorte, as pessoas utilizam vários tipos de amuletos que levam o símbolo do olho grego.
Cruzar os dedos
O costume de cruzar os dedos para desejar que um objetivo se realize e para ter sorte é algo bem antigo, que teria surgido na época em que o Cristianismo chegou à Europa. De acordo com a crença popular, cruzar os dedos indicador e médio seria uma maneira de referenciar à cruz, e orar silenciosamente pela proteção divina de Jesus Cristo. Com o passar do tempo, esse gesto perdeu o significado religioso e começou a ser usado somente como uma forma de torcer e ter sorte em algo.
Trevo de quatro folhas
O trevo de quatro folhas é um símbolo de boa sorte em várias culturas, e por essa razão, não existe um consenso sobre como ele teria ganhado esse significado. Uma das histórias contadas, segundo a superstição cristã, é de que quando Adão e Eva deixaram o paraíso, Eva teria trazido um trevo de quatro folhas com ela. Sendo assim, a planta contaria com propriedades especiais, sendo capaz de proporcionar sorte a todos que a encontram.
Além de ser vendido em vários tipos de amuletos, o trevo de quatro folhas é um símbolo muito comum nos jogos de cassino online, especialmente nos caça-níqueis, em que os apostadores jogam torcendo para estar com sorte.
O número 8
Na cultura chinesa, o número 8 é um dos principais símbolos de sorte, pois está associado à superação dos desafios e a evolução do espírito. A crença nesse número é tão forte que, ao sediar as Olimpíadas de 2008, em Pequim, os chineses escolheram dar início aos jogos olímpicos no dia 8 de agosto, às 8 horas da noite.
Pratos quebrados
Em alguns países da Europa, o ato de quebrar pratos pode ser um sinal de boa sorte. Na Dinamarca, por exemplo, as pessoas têm o hábito de guardar suas louças antigas durante o ano e no dia 31 de dezembro, quebrá-las na porta de entrada da casa de amigos e familiares. Apesar de parecer estranho, o gesto é visto como uma forma de desejar sorte no ano que está para começar.