Uma das novidades da eleição de 2024 diz respeito às urnas. Elas serão novinhas em folha depois que o modelo de 2011 foi substituído pelo de 2022, que começou a ser fabricado em 2023 e ficou pronto para distribuição em 2024. Agora, os aparelhos têm um novo design e prometem ter melhor capacidade de processamento.
A adoção da urna eletrônica foi uma resposta efetiva às fraudes que ocorriam, frequentemente, em diversas etapas do processo eleitoral, desde os tempos do Império. O Brasil, que já tem a eleição mais informatizada do mundo, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), promete em 2024 um pleito ainda mais moderno.
Para votar sem intercorrências, confira perguntas e respostas abaixo:
Qual a ordem de votação?
Primeiro, o eleitor vai digitar o voto para vereador e, depois, para prefeito.
Quantos dígitos tem o número dos candidatos a prefeito e a vereador?
O número a ser digitado na urna para vereador é composto por cinco dígitos, já o para prefeito, por dois. No caso dos vereadores, os dois primeiros números correspondem ao partido político e os três seguintes são os que identificam o candidato.
Qual o passo a passo da votação na urna?
Depois de digitar os números, confira as fotos, os nomes do candidato e do vice e a sigla do partido. Se as informações estiverem corretas, é só clicar no botão “CONFIRMA”. Após o registro do último voto, aparecerá na tela da urna a palavra “FIM”.
Como votar na legenda para vereador?
Caso você só queira votar na legenda (para vereador), após informar o número do partido, é só apertar o botão “CONFIRMA”.
Como votar branco e nulo?
Para votar em branco, aperte a tecla “BRANCO” e, em seguida, “CONFIRMA”. Para anular o voto, digite um número não correspondente a nenhum candidato e aperte “CONFIRMA”.
E se eu errar o voto?
É só apertar a tecla “CORRIGE” e reiniciar o voto, caso ainda não tenha clicado no botão “CONFIRMA”.
Para evitar erros, o eleitor pode treinar o voto no Simulador de Votação, disponível no Portal do TSE (tse.jus.br/hotsites/simulador-de-votacao).