Completando 50 anos, Regata Aratu-Maragojipe será realizada neste sábado

0
86
-
A edição terá a participação do medalhista olímpico Lars Grael. Foto: Divulgação

Completando 50 anos, a Regata Aratu-Maragojipe será disputada neste sábado (24), com largada às 10h. A maior Regata de Percurso da Vela de Oceano do Brasil irá receber 177 barcos de sete estados brasileiros (Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná).

O percurso tem um trecho de mar com 16 milhas náuticas passando por locais como a Ilha da Maré, Ilha dos Frades, Itaparica e Reserva Ambiental da Ilha do Medo e mais 30km pelo Rio Paraguaçu. O ponto final será em Maragojipe, conhecida pelo “Carnaval de Máscaras”, evento tombado pelo Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia. 

- Anúncio -

A 50ª Regata Aratu-Maragojipe que começou em 1969 com apenas 20 barcos teve um crescimento acima dos 70% em relação ao ano anterior passando de 100 para 177 barcos e terá a participação do medalhista olímpico Lars Grael, bronze nos Jogos de Atlanta em 1996 e Seul em 1988. Ele correrá pela quinta vez no evento.

“É um ano especial para o evento e a vela baiana. É uma regata única, pois poucas regatas no mundo você começa navegando no mar e entra navegando no rio, ela larga na base naval de Aratu no fundo da Baía de Todos os Santos e entra no Rio Paraguaçu, um cenário lindo onde os barcos de balão vão serpenteando. Tem um número grande de participantes além de outros escoltando. É um evento grandioso”, afirmou Lars Grael que competirá no barco baiano Sagma, um Jeaunneau 64 do comandante Luis Moriel.

Velejador e um dos organizadores, Marcelo Fróes destacou: “É importante salientar que a Regata Aratu-Maragojipe é muito mais que um evento desportivo. Além de ser uma competição náutica, tem forte sintonia e foco no Turismo Náutico, na Gastronomia, cultura baiana através de seu artesanato e música e também realizará importantes ações ambientais”.

As comemorações já começam nesta sexta-feira com um show de abertura e homenagens às 18h no Aratu Iate Clube com a presença de autoridades da Marinha do Brasil, do Governo da Bahia, das cidades de Simões Filho, Salvador e Maragojipe, comodoros e presidentes de clubes náuticos e marinas e comunidade náutica.  (Bahia Notícias)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui