Compradores de celulares roubados passam a receber mensagem de advertência nos aparelhos

A mensagem informa que o aparelho está marcado por roubo, furto ou extravio no IMEI (identidade do dispositivo) e orienta o usuário a acessar o site do Celular Seguro para regularizar a situação.

O programa Celular Seguro iniciou nesta segunda-feira (7) uma nova ferramenta de proteção contra roubos. Agora, quando um celular roubado é religado, ele recebe uma mensagem de alerta.

Na tarde de segunda-feira (7), o Ministério da Justiça enviou mais de mil mensagens para celulares com restrições. A mensagem informa que o aparelho está marcado por roubo, furto ou extravio no IMEI (identidade do dispositivo) e orienta o usuário a acessar o site do Celular Seguro para regularizar a situação.

No site, as instruções são:

  • Se o usuário tiver a nota fiscal, deve comparecer à delegacia para esclarecer a situação.
  • Caso não tenha a nota, deve ir à delegacia para devolver o aparelho.

O Ministério da Justiça destaca que, ao comparecer voluntariamente, o cidadão pode evitar a abertura de um inquérito policial e ajudar na recuperação do celular. A principal intenção é combater o comércio de celulares roubados.

Os alertas de restrição serão enviados sempre que um chip novo for inserido em um celular roubado, furtado ou perdido, e ele for conectado à rede de telefonia. Essa medida vale para aparelhos com essa situação desde dezembro de 2024.

“O objetivo é recuperar os celulares roubados e combater o comércio ilegal. Quem compra e vende esses aparelhos contribui para o crime. Por isso, é essencial que o consumidor exija a nota fiscal ao comprar um celular usado e verifique a procedência do produto”, afirma Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do Ministério da Justiça.

Antes de comprar, é possível consultar se um celular tem restrição de roubo ou furto no site do Celular Seguro. Basta inserir o IMEI do aparelho no campo “celulares com restrição”. Se o dispositivo estiver regular, aparecerá a mensagem “IMEI sem restrições”.

Matheus Estevão, vendedor que teve seu celular furtado nesta segunda-feira (7), já utilizou o serviço para bloquear o aparelho. “Agora vou fazer meu cadastro no Celular Seguro para me proteger ainda mais”, diz ele.

google news