O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou nesta sexta-feira (23) o edital de um novo concurso público para preencher 60 vagas no cargo de técnico federal de controle externo. Dessas, 40 são para contratação imediata e 20 para formação de cadastro de reserva. O cargo exige ensino médio completo e oferece remuneração inicial de R$ 15.128,26, com jornada de 40 horas semanais sob regime estatutário, que garante estabilidade.
As inscrições poderão ser feitas entre os dias 30 de maio e 17 de junho de 2025, exclusivamente pelo site do Cebraspe, banca organizadora do certame. A taxa de inscrição é de R$ 70, com possibilidade de isenção para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e doadores de medula óssea.
Etapas do concurso
O concurso será composto por duas etapas: provas objetivas e discursiva (ambas eliminatórias e classificatórias), e curso de formação, este de caráter eliminatório.
As avaliações acontecerão no dia 3 de agosto, em Brasília (DF). A prova objetiva terá duração de 3h30 e será aplicada no turno da manhã. Já a prova discursiva será à tarde, com duração de 2h30.
Os candidatos aprovados na primeira etapa serão convocados para o curso de formação, com carga mínima de 60 horas, realizado pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília.
Estrutura das provas
A prova objetiva será composta por 120 itens no modelo “certo ou errado”, cobrando conteúdos de:
Conhecimentos Básicos:
- Língua Portuguesa
- Língua Inglesa
- Matemática Financeira
- Controle Externo
- Administração Pública
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direito Civil
- Direito Processual Civil
- Sistema Normativo Anticorrupção
Conhecimentos Específicos:
- Estatística
- Análise de Dados
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direito Civil
- Direito Processual Civil
- Sistema Normativo Anticorrupção
O concurso representa uma excelente oportunidade para quem possui ensino médio completo e busca estabilidade e alta remuneração no serviço público federal.