O congresso evangélico calvinista, a Consciência Cristã, vai trazer o pastor americano Douglas Wilson para o Brasil. O líder defende a ideia que a escravidão é aceita na Bíblia e tem dois livros publicados sobre o assunto, relacionados com o sul dos Estados Unidos.
Considerado um dos teólogos fundamentalistas mais conhecidos da atualidade, Wilson exerce grande influência entre os conservadores reformados brasileiros. Ele também é um dos principais nomes do nacionalismo cristão.
O congresso acontecerá em Campina Grande (PB), em fevereiro. O evento é organizado pela Visão Nacional para a Consciência Cristã, associação conservadora liderada por diversas igrejas evangélicas.
O evento reúne nomes da direita evangélica calvinista como os pastores Augustus Nicodemus, considerado uma espécie de “papa” entre os presbiterianos conservadores, e Franklin Ferreira, de posições contra o campo progressista e teólogos liberais.
A tradição calvinista é uma linha do segmento evangélico guiada pelos ensinamentos de João Calvino, um dos nomes mais importantes da Reforma Protestante. Disputado por teólogos de diversas tendências, Calvino refletiu teologicamente sobre estado e política, governo e sociedade.