O fígado é o órgão responsável por metabolizar as toxinas que circulam pelo corpo, além de armazenar vitaminas essenciais para o funcionamento do corpo. Por isso, quando algo vai mal com o fígado nós sentimos no corpo inteiro o impacto.
Entre os sintomas que apontam para uma sobrecarga no fígado estão:
- Cansaço e fadiga;
- Boca com gosto amargo;
- Pele e olhos amarelados;
- Coceira constante;
- Dores e cólicas abdominais;
- Alteração na cor das fezes, que se tornam esbranquiçadas ou amareladas.
O que dificulta o funcionamento do fígado?
As causas para falhas no funcionamento do fígado são múltiplas. Quando o assunto é esse, muitas pessoas pensam no risco do abuso de álcool, que de fato exige muito deste órgão, mas ele está longe de ser o único responsável pelas dificuldades.
Segundo o médico Silas Soares, especialista em saúde funcional e integrativa, entre os principais fatores podem levar a uma sobrecarga do fígado está o uso abusivo de remédios, especialmente anti-inflamatórios como o paracetamol.
“Quatro gramas desse medicamento já são suficientes para causar uma hepatite medicamentosa e uma sobrecarga hepática aguda”, destaca ele.
Além disso, outro fator pode ser por conta da má alimentação. É o caso, por exemplo, do alto consumo de alimentos industrializados, como o refrigerante, temperos prontos, outros alimentos que possuem muitos conservantes e altos níveis de agrotóxicos.
Fonte: Metrópoles