Consumo das famílias tem maior pontuação durante a pandemia, revela CNC

Foto: divulgação Fecomércio

Resultado de agosto – alta de 1,1% – foi puxado pelas famílias com rendimentos acima de dez salários mínimos

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) avançou 1,1% em agosto, mantendo uma trajetória de alta iniciada em janeiro deste ano. O indicador da Confederação Nacional do Comércio (CNC) alcançou 82,1 pontos neste mês, o maior nível desde abril de 2020 (95,6 pontos), no início da pandemia, e acima dos resultados do mesmo mês nos dois anos anteriores. Entretanto, o ICF não atingiu a zona que se configura satisfação do consumidor – acima de 100 pontos.

O resultado de agosto foi puxado pela intenção das famílias com rendimentos acima de dez salários mínimos, que subiu 3,3%. Para o grupo de menor renda, o ICF variou 0,4%, ficando na zona de estabilidade.

“Apesar do aumento do auxílio para as famílias de menor renda, esses consumidores estão cautelosos, principalmente pela inflação em nível ainda elevado, alto endividamento e custo do crédito crescente”,destaca a economista responsável pela pesquisa, Catarina Carneiro.

Outro índice que apresenta a maior pontuação desde abril de 2020 é o de segurança no emprego atual. A maior parte dos consumidores, 33,3%, revelou que se sente mais seguro do que em 2021. As famílias com maior renda se mostraram satisfeitas com o acesso ao crédito em agosto, com indicador acima dos 100 pontos. (Bahia.ba)

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