O estado da Bahia recebeu, nesta quinta-feira (2), 50 mil doses da vacina Pfizer pediátrica. Após organização na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI), os imunizantes contra Covid-19 seguem para distribuição aos municípios.
Além dessa remessa, está prevista a chegada de mais 300 mil doses da Pfizer baby na sexta-feira (3). O governo do estado já havia anunciado que essas doses seriam entregues na Bahia.
A vacinação das crianças de 5 a 11 anos foi interrompida no dia 2 de janeiro, em Salvador, por falta de imunizantes. No entanto, com a chegada de novas doses a aplicação em crianças de 5 a 11 anos será retomada na sexta-feira, em Salvador.
Ainda por causa da falta de doses da Pfizer baby na capital baiana, a aplicação de vacinas nos bebês de 6 meses a 3 anos segue suspensa.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, reforça a importância da vacinação.
“Em 2020, a Bahia registrou 10.287 mortes, enquanto em 2022, após o avanço da vacinação, o número caiu para 3.487 óbitos, representando uma redução superior a 66%. Esse resultado só foi possível graças à massificação da imunização, aliada às medidas de enfrentamento adotadas pelo Governo do Estado desde os primeiros dias da pandemia”, disse. (G1)