Um hospital de campanha foi instalado em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, para tratamento exclusivo de pacientes suspeitos e confirmados com o novo coronavírus.
A entrega ocorreu na última quarta-feira (6). A Unidade de Controle Covid-19 (UCC) possui 21 leitos, sendo seis com respiradores mecânicos e outros 15 para pacientes moderados, que precisem de internamento. Há ainda um respirador mecânico portátil, que pode ser adaptado a outro leito. Lembrando que a rede municipal de saúde possui 16 respiradores e destes, sete estão na UCC.
Luís Eduardo Magalhães possui dois casos de coronavírus confirmados, conforme o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), na quinta-feira (7). Ainda de acordo com o boletim, o número de pacientes infectados pela Covid-19 na Bahia passa dos 4,5 mil com mais de 160 mortes.
O hospital de campanha da cidade do oeste da Bahia foi montado em cerca de um mês, na sede do CAPS AD III, localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).
A equipe que trabalhará na unidade é composta por 14 médicos plantonistas, um infectologista, 32 técnicos de enfermagem, 16 enfermeiros, quatro fisioterapeutas, um nutricionista, um farmacêutico, quatro técnicos de farmácia, sete técnicos de radiologia, 10 auxiliares de limpeza, quatro copeiras e oito vigias.
A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães conta com dois números de telemedicina, cujo objetivo é realizar atendimentos médicos via telefone. São eles: (77) 9 9835 7147 e 9 9835 4235. Assim, os moradores que apresentarem sintomas do novo coronavírus não precisam se deslocar de suas casas até uma unidade de saúde, colocando em risco a sua saúde e a saúde de toda a comunidade. (G1)