Um homem identificado como “Tuca Seco” levou nesta segunda-feira (19), uma Jiboia viva na Unidade de Pronto Atendimento de Cruz das Almas. O mais inusitado vem a seguir: a vítima foi mordida na boca após tentar beijar o animal.
Segundo informações da unidade, os profissionais de saúde ficaram nervosos quando viram o animal nas mãos da vítima, que após muita insistência deixou a cobra de aproximadamente 2 metros no jardim da UPA.
Prepostos da Secretaria de Meio Ambiente da cidade fizeram o resgate do animal para devolver à natureza.
Cuidados ao ser picado por cobra
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a orientação para quem é picado por uma cobra é, se conseguir, levá-la viva ao hospital para facilitar o atendimento e a identificação de qual soro usar. No entanto, de acordo com a corporação, é raro que alguém consiga fazer essa captura e transporte, até porque não é recomendado que se tente fazer isso sem experiência, cuidados e equipamentos adequados.
Os bombeiros alertam que essa captura precisa ser feita com segurança para evitar novos acidentes, por isso, sempre que se deparar com uma situação semelhante, a população deve ligar para o 193.
Confira todas as recomendações dos bombeiros em caso de picada de animais peçonhentos:
- Lave o local da picada com água e sabão. Não use nenhum outro tipo de substância, como folhas ou pó de café, por mais que você tenha ouvido dizer que irá ajudar;
- Chame socorro imediatamente ou, se não houver serviço de resgate no local, leve a pessoa até o atendimento médico o mais rápido possível;
- Nesse meio tempo, mantenha o paciente deitado e hidratado;
- Se for possível, leve a serpente para agilizar a identificação do soro específico.
Redação: Voz da Bahia