O governador Rui Costa (PT) revelou que a alta nos insumos da construção civil aumentou consideravelmente o custo para a construção da ponte Salvador-Itaparica. Em entrevista para a Rádio Sociedade nesta terça-feira (30), o petista informou que a obra, antes prevista em R$ 5,4 bilhões, agora passou para R$ 9 bilhões.
“Houve uma explosão dos custos da construção civil, elevação do aço, do cimento. Todas as obras públicas ficaram mais caras, como também os imóveis ficaram mais caros”, disse o governador.
O início da construção do equipamento, previsto para novembro, ainda não aconteceu. Os decretos do governo da Bahia que versam sobre a desapropriação das áreas caducaram no dia 26 de outubro e só poderão ser renovados em 2022, mas ainda assim, a gestão estadual garante que a expiração os decretos não comprometem a continuidade do projeto (veja aqui e aqui).
“Estamos conversando com o consórcio chinês para que eles acelerem o processo de construção. É uma obra de quatro anos e espero que depois disso a gente perceba os impactos econômicos e sociais, especialmente no baixo-sul”. (BN)