Faltam apenas seis meses para a disputa dos Jogos Paraolímpicos de Paris, que serão realizados entre 26 de agosto e 8 de setembro. O Brasil vive alta expectativa após desempenhar bem nas edições anteriores. O país foi detentor de 72 medalhas em 2021, alcançado pela última vez em 2016, conquistando o top 10 do quadro geral de medalhas na sétima e oitava colocação. O último grande feito pela delegação olímpica brasileira foi nos Jogos Parapan-americanos de Santiago em 2023, onde o Brasil ficou em primeiro no quadro geral de medalhas.
Vinícius Rodrigues, velocista e participante do Big Brother Brasil 2024, já retornou às pistas para o treinamento. O atleta segue com foco total pela vaga nas Paraolimpíadas. Vinicius compete na classe T63, categoria para pessoas que possuem os membros inferiores amputados acima do joelho. O velocista foi medalhista de prata em Tóquio-2021.
“Eu treino quase cinco horas por dia, de segunda-feira a sábado. Os treinamentos envolvem pista, fisioterapia, academia, fortalecimento e treinos educativos de corrida. Tudo é intercalado com duas sessões por dia. Por exemplo: em um dia eu treino pista e faço fisioterapia, e em outro academia e também fisioterapia, um complementando o outro com treinos de abdome e técnicas de corrida e saltos”, contou Vinícius.
Apesar da participação no BBB24, o atleta se prepara para Paris desde novembro de 2023. Em março de 2023 Vinicius aguarda a seletiva nacional para os jogos de Paris no atletismo.
“O desafio é ficar o mais rápido possível em forma. Mas estou acostumado com isso e confiante sempre. Afinal, sempre sou eu quem tenho que acreditar mais em tudo”, pontuou.
O atleta Lucas Junqueira, da Seleção Brasileira de Rugby também é outro que segue confiante para as Paraolimpíadas. A seleção subiu ao pódio nos Parapan-americanos de Santiago em 2023 pela primeira vez, garantindo a medalha de bronze
“É uma meta que estava há muito tempo sendo almejada. Isso nos dá visibilidade, e também pode trazer mais incentivo e reconhecimento”, relatou
Lucas exalta a evolução do Brasil no Rugby desde que o técnico Benoit Labrecque assumiu o comando da equipe em fevereiro do ano passado. Além da medalha em Santiago, a equipe também conquistou o título do Campeonato Sul-americano e de um torneio quadrangular na Alemanha como preparatório da competição no Chile. (BN)