No dia 16 de agosto, das 8h às 17h, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA vai promover o seminário Conquistas, desafios e resistência no enfrentamento à violência de gênero, na Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep, localizada na Rua Pedro Lessa, n° 123, bairro do Canela, em Salvador.
O evento acontecerá em comemoração aos 10 anos de ações do Núcleo de Defesa das Mulheres – Nudem e aos 13 anos da Lei Maria da Penha, com a organização da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos.
“O Nudem Bahia está comemorando 10 anos de criação. A importância desse mecanismo de proteção às mulheres vítimas de violência de gênero é imensurável. Não apenas como forma de repressão às mais diversas formas de violências sofridas pelas mulheres, mas também como instrumento de empoderamento, prevenção e orientação”, ressaltou a defensora pública que coordena o núcleo, Viviane Luchini.
Ainda de acordo com Viviane, o Nudem tem como maior desafio garantir o rompimento do ciclo de violência para as mulheres, de maneira a possibilitar a elas uma vida plena, digna e livre. “Sabemos dos obstáculos, mas com muito trabalho, compromisso e interlocução com a rede de atenção às mulheres estamos buscando sempre aprimorar nossos serviços”, afirma.
Lei Maria da Penha
A Lei Maria da Penha, criada para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, comemora 13 anos neste mês de agosto. A lei agregou avanços à luta da mulher contra os mais diversos tipos de violência, sejam ela doméstica, psicológica, sexual, etc. Porém, os números continuam preocupantes. Dados do Atlas da Violência 2019, apontam 4.936 assassinatos de mulheres em 2017, o maior número em 10 anos.
O seminário é gratuito e os participantes poderão obter certificado. A programação pode ser conferida logo abaixo.