Demanda externa eleva preço da carne de frango; entenda

Por causa das exportações, a disponibilidade interna de produtos avícolas têm reduzido

Agência Brasil

Quando comparado com o mês passado, os valores médios da carne de frango tem mostrado uma alta neste mês de setembro. De acordo com o indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o quilo resfriado dessa carne, em São Paulo, esteve cotado à R$ 7,27 na última quinta-feira (21). Este valor representou uma alta de 11,5% de alta em relação ao mês imediatamente anterior, logo Agosto.

Segundo esse levantamento do Cepea, o cenário atual é resultante de uma busca externa aquecida pelo produto. Isso tem afetado diretamente a disponibilidade interna dos produtos avícolas, dando margem para o aumento nos preços pedidos pelos produtores e vendedores.

Essa situação não afeta só o mercado interno, mas também diminui a competitividade do produto no território nacional. Isso porque, com esse aumento, a carne de frango acaba perdendo espaço para as suas principais substitutas: a carne bovina e suína. A primeira vem se desvalorizando em setembro, enquanto a segunda teve o preço médio elevado, mas em menor patamar do que a carne de frango.

(Bnews)

google news